16 de fevereiro de 2015

É Carnaval

E chegou o dia em que muitas das pessoas se fantasiam e entrem noutro mundo. Mas ainda sou do mundo em que o Carnaval saia dos "circos". Famílias inteiras se reuniam à frente da oficina do Mestre Dionísio Coelho, juntamente com as carrinhas improvisadas com alguns temas da actualidade, grupos de tocadores a tocar sem parar quase sem fôlego, mas a alegria e a reunião de família ali presente era o mais importante. 
Desciam os "circos" e percorriam o porto Formoso inteiro, sempre com alegria. Também sou do tempo em que a dona Nazaré faziam com que a escola inteira sai-se e percorre-se os cantos todos do porto sempre em passo de dança. Cada turma tinha o seu tema e a sua dança e a sua canção. 
Ainda esta semana esperei para ver as turmas da escola para sentir essa alegria que outrora vivia e sentia a percorrer o porto para verem a nossa performance. 
Qual foi o meu espanto?? Nem passaram pela minha rua!! Deram a volta ao jardim e depois até á canada da gentes. O que é isso?? As crianças ficam cansadinhas? Oh meu Deus. 
É por isso e por outras coisas que o Carnaval e outros momentos de pura alegria que se vivia estão apenas a ser vividas como lembranças.
Deixo aqui uma pesquisa de fotos que fiz, no qual estou muito agradecida ao senhor Dionísio Rebelo por me ter partilhado algumas fotos e as histórias com um especial brilho nos olhos.
  
Foto de 1960
Foto cedida por Sérgio Monte

Começo da saída das carrinhas dos "circos"


As "bandas sonoras" improvisadas com as próprias gentes do Porto Formoso

Paulo Alexandre, filho de Dionísio Coelho

Tema: O Amor
As crianças eram os cupidos

Passagem da Ribeira Grande a cidade
Manuel Paulos e Manuel Vegas

A "mulher", filho do Gilberto Claro

Paulo Alexandre, José Maria 



Desfiles das escolas
Tânia Faria e Ângela Braga

Sem comentários: