2 de fevereiro de 2015

Alva Pomba

As festas em louvor do Divino Espírito Santo são vividas com intensidade em todo o arquipélago dos Açores, ainda que as celebrações apresentem diferenças de ilha para ilha e até mesmo entre freguesias.É a festa mais comum dos Açores, embora com características diferentes. As festas do Divino Espírito Santo iniciam-se após a Páscoa e prolongam-se até ao oitavo domingo seguinte, o da Trindade, apesar de já ser comum alargarem-se até ao verão, devido ao regresso dos emigrantes à terra natal.

O domingo de Pentecostes, celebrado hoje, e o sétimo após a Páscoa, é o momento mais alto das comemorações, que, neste dia, se repetem por todas as ilhas. O impacto das festas do Espírito Santo é de tal que a segunda-feira a seguir ao domingo de Pentecostes é feriado regional e o Dia da Região Autónoma dos Açores.
As comemorações são muito diferentes entre as ilhas, assinalando-se também na diáspora, mas todas têm em comum “a oração (normalmente o terço), a missa da coroação e a distribuição de esmolas aos pobres.
O culto pelo Espírito Santo foi trazido para os Açores pelos primeiros povoadores e perdeu expressão no continente português durante o liberalismo, porque as irmandades do Espírito Santo “tinham algum dinheiro”.
Nos Açores como não tinham muito dinheiro, muitas das irmandades tinham ‘triatros’ [onde se monta o altar] armados de madeira.
O Espírito Santo é simbolizado por coroas, cetros e bandeiras, todos eles com pombas representadas.
O símbolo que é usado no Espírito Santo é o símbolo do batismo de Jesus. Quando ele é batizado, ouve-se uma voz que diz ‘este é o meu filho muito amado’ e toda a gente vê uma figura em forma de pomba, que é tida como símbolo do Espírito Santo.
As festas incluem uma missa, em que as pessoas são coroadas.

1967
Foto fornecida por José de Paiva Luís

Sem comentários: