7 de maio de 2013

Em Nome da Bola

Fila em pê: Zeca Aguiar, Ferreiro, José Manuel Grilo, "Bita", Manuel Rodrigues e Frade.
Fila debaixo: 
António Gil, Laudalino Viana, Messias Teixeira, José Rodrigues e Manuel Mendonça.
Outrora o futebol não era o desporto rei que é hoje em dia, pelo contrário, era um desporto de sacrifício. 
Os jovens daquela altura jogavam na Ponte, nas terras de onde havia saído o trigo e o milho, pois não havia campo de futebol.

Aos Domingos, principalmente no Verão, havia sempre jogos entre o Outeiro e os Calços, desde sempre houve esta rivalidade  agora mais em Impérios. Quando se ia jogar fora da freguesia, como é o caso desta fotografia, a equipa era reforçada com pessoal da Ribeira Grande, oriundo do Benfica Águia. Nesta altura o campeonato regional estava parado e bastava a amizade entre as pessoas, acrescida da oferta do transporte e de um lanche, para que estes atletas vestissem a camisola do Porto Formoso.
O equipamento da altura era uma camisola azul, com a gola branca e calções também azuis.
E as botas?? Eram arranjadas pelo senhor António da Cidade (hoje a viver em Toronto), que trazia para o Porto Formoso os restos do Micaelense Futebol Clube. Quanto às sapatilhas com que a maioria dos atletas jogava na Ponte ao Domingo, eram arranjadas pelo 1ª sargente Arruda no BI 18.
Sinais dos tempos. Naquela altura não havia instalações desportivas, mas havias praticantes. 

Hoje é o que se vê, um campo que serve de pastagem de cabras e cavalos

1 comentário:

Helder Araújo disse...

Na terra da ponte que hoje é do meu primo rui,lá chegou a ter um campo de futebol com balizas e tudo segundo os mais "Antigos",onde se praticava bom futebol.
Recordo-me na minha "Infância" de ter de saltar a vedação das escolas para me integrar por vezes na 3ª. Equipe que se encontrava à vez para entrar em campo (futebol 7).
Por vezes éramos surpreendidos pela policia outras vezes a bola era cortada por estragar as segmentei-as dos vizinhos, lol . Contando ninguém acredita!
Hoje na minha opinião o problema mantém-se a falta de um campo digno para a prática do desporto, ou até mesmo um polivalente que podia perfeitamente auxiliar os miúdos da escola em prol do desporto. É preciso não esquecer que o campo de 7 existente neste momento já teve algumas condições para uma boa partida de futebol em comparação para as que tínhamos na altura, ou será que estou enganado?
Assisto inúmeros vezes com tristeza a atos de vandalismo por parte de alguns dos nossos jovens da freguesia .
Acredito que para além disso existe muitos outros problemas Sociais.
Enfim, custa-me ver cavalos e cabras a pastar num piso que muitas vitórias trouxe ao Porto Formoso, onde meu pai me levava ao domingo para ver o meu tio José Victor jogar e onde se destacava o guarda redes da freguesia que já não está entre nós.
Excelente tema Tânia,força.